Instituto Pensar - Petrobras registra maior lucro da história entre empresas de capital aberto no país

Petrobras registra maior lucro da história entre empresas de capital aberto no país

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Reprodução)

Como uma espécie de resposta a Jair Bolsonaro (sem partido) e aos discursos neoliberais em defesa das privatizações, a Petrobras registrou o maior lucro trimestral da história das empresas de capital aberto no Brasil no quarto trimestre de 2020. O dado é resultado de um relatório feito pela empresa de análises econômicas Economatica, após a divulgação do  balanço na quarta (24).

Segundo a análise feita pela companha, o  lucro líquido foi de R$ 59,9 bilhões, um aumento de mais de 634% em relação ao mesmo período de 2019, quando a empresa havia lucrado R$ 8,15 bilhões. No relatório que projeta a conquista da estatal, a Economatica levou em conta os lucros trimestrais históricos ajustados pela inflação no período de 1986 até dezembro de 2020.

Leia tambémAssociação de Engenheiros da Petrobras reage à mudança de presidente

Com os ajustes feitos pelo IPCA, a Petrobras aparece dez vezes como a líder dos maiores lucros da história, na frente da Vale, com sete participações. É, além disso, a empresa que mais aparece no ranking das 20 que tiveram os lucros trimestrais mais altos sem o ajuste da inflação, com nove participações ? em seguida vem a mineradora Vale, com sete participações. 

Crise na Petrobras x Governo Bolsonaro

Os números surgem ainda em meio à crise provocada pela nomeação do general Joaquim Silva e Luna para substituir, no comando da empresa, o economista Roberto Castello Branco, primeiro presidente da estatal sob o governo Bolsonaro.

Leia tambémAtuação na Petrobras minou a confiança do capital em Bolsonaro, diz analista

"Em meio à severa recessão global e aos efeitos de um grande choque na indústria de petróleo, nós prometemos estruturar uma recuperação em ?J?. A meta era sair da crise melhor que antes?, afirmou Castello Branco durante o anúncio. "Nós entregamos nossas promessas.?

Em teleconferência com analistas, Castello Branco também fez uma manifestação incomum contra o mandatário brasileiro nesta quinta-feira (25), ao vestir um traje diferente do usual. Acostumado a usar roupas sociais, ele vestiu uma camiseta com os dizeres "Mind the Gap", em alusão ao metrô de Londres. Mas que, em tradução livre, significa "cuidado com o vão? ou "cuidado com o buraco?.

Leia também?O petróleo é nosso?: relembre a piada de Eduardo com slogan utilizado pelo pai

Economistas e especialistas viram na camisa uma espécie de protesto silencioso à sua provável substituição abrupta.

"Minha leitura é que foi um protesto, sim. Do tipo: tem uma distância galáctica entre eu e esses caras?, disse um gestor que preferiu não se identificar.

Com informações da CNN Brasil e Folha de S.Paulo



89528447_FILE-PHOTO-A-logo-of-Brazils-state-run-Petrobras-oi



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: